Crédito ou Débito? Saiba qual o melhor na hora de comprar Todo mundo sabe disso: ao pagar com cartão, o vendedor se pergunta: crédito ou dé...
Crédito ou Débito? Saiba qual o melhor na hora de comprar
Todo mundo sabe disso: ao pagar com cartão, o vendedor se pergunta: crédito ou débito direto?
Mas a verdade é que nem todos estão preparados para o momento da resposta. Porque o que é melhor: concentrar todas as despesas em créditos ou usar essa forma de pagamento apenas para despesas que cabem no orçamento mensal.
A resposta para essa pergunta depende do seu perfil profissional e renda. Concentrar os gastos do mês no cartão de crédito pode ser uma boa opção para quem deseja gerenciar seus gastos com facilidade e ganhar pontos no programa de recompensas escolhido. Mas Flavia Janini, Head de Produtos e Serviços Transacionais do BTG+, banco de varejo digital do BTG Pactual, alerta: É preciso controle e previsibilidade de receita.
Recentemente, a Janini chegou a listar algumas dicas para usar essa forma de pagamento no manual de uso do cartão de crédito inteligente. Foi criado em colaboração com EXAME e está disponível para download gratuito.
No manual, Janini explica que, se você não tem um emprego fixo ou é autônomo, deve ter mais cuidado ao pagar as compras. “Ao usar um cartão de crédito, você está de certa forma pedindo dinheiro emprestado por um período de tempo, mesmo que pague em dinheiro no vencimento. Então você tem que ter certeza de que tem o dinheiro disponível na hora certa para pagar a conta”, explica. “Se você tem um emprego fixo, pode planejar melhor, então faz sentido focar nos gastos”, completa.
Você gostaria de quantas parcelas?
A mesma lógica se aplica às compras parceladas, já que a cada mês você amarra uma parte de sua renda até pagar o valor integral dos bens adquiridos no cartão de crédito. Além disso, muitas lojas oferecem descontos em compras à vista.
Por isso, antes de decidir parcelar, verifique se o pagamento à vista está realmente comprometendo seu orçamento mensal. Ou se não for possível economizar o valor total por alguns meses e depois fazer a compra. Se não, vale a pena parcelar, mas só se você conseguir antecipar ter dinheiro para pagar todas as parcelas e cumprir a promessa.
“O cartão pode ajudar quando o fluxo de caixa não corresponde. Ou seja, você tem fundos disponíveis no cartão para usar, mas não tem fundos em sua conta corrente para fazer uma compra. Então o cartão te dá essa certeza. Mas é preciso usar com parcimônia, sem prolongar a dívida por muito tempo”, explica.
Toda essa estratégia é válida para que você não precise pagar o valor da fatura posteriormente se achar que não tem dinheiro suficiente para o pagamento integral na data de vencimento. Porque a melhor forma de usar o cartão é, sim, pagar a fatura integralmente todo mês. O parcelamento é uma opção, mas deve ser usado com extrema cautela devido aos juros rotativos.
Funciona assim: se você não pagou o valor total, o restante é somado ao pagamento do mês seguinte, acrescido de juros, que normalmente está entre as ofertas de crédito mais caras do mercado.
“Portanto, ao comprar, você precisa ter certeza de que pode contar com esse dinheiro total antecipadamente. Se você pagar o mínimo recomendado, pode começar a se endividar”, finaliza Janini.
CREDITO REVISTA EXAME.
Oi pessoal! Nesse vídeo a Gabriela Mosmann vai mostrar para vocês as principais diferenças entre o crédito e o débito, suas cobranças e taxas e o que você deve levar em conta na hora de pagar suas compras.
Eu mesma utilizo cartão de crédito quando acho vantajoso, mas isso depende muito do tipo de pessoa que você é: mais descontrolado na hora de comprar ou se sabe organizar bem suas finanças.
Como sabemos, uma compra realizada no crédito tem o pagamento efetuado numa data futura à compra, quando é cobrada a fatura do cartão, já no débito o valor é debitado diretamente da conta do consumidor na hora da compra. É importante sempre estar atento as taxas no cartão de crédito, ou a possibilidade de entrar no cheque especial com taxas altíssimas, no débito.
Gostou do vídeo? Se inscreva no canal da Gabriela Mosmann CREDITO
Não se esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos para apoiar o nosso trabalho!
COMMENTS