Artesanato para iniciantes: 5 dicas essenciais para começar a praticar Faça inúmeras vantagens: aumente a receita vendendo as peças, m...
Artesanato para iniciantes: 5 dicas essenciais para começar a praticar
Faça inúmeras vantagens: aumente a receita vendendo as peças, mude a decoração da casa, distraia e relaxe. Mas o começo pode não ser tão simples. De fato, uma das maiores dúvidas no artesanato para iniciantes é precisamente saber por onde começar.
As várias técnicas e opções de materiais disponíveis podem deixar o novo artesão um pouco confuso nesta fase inicial. Para ajudar, aqui estão algumas dicas que facilitarão esse primeiro contato. Vamos começar
1. Comece despretensiosamente
Se você é novo no trabalho manual, comece com pouco. Aprenda as técnicas mais simples e fáceis primeiro e lembre-se de que projetos menores são objetivos mais fáceis de alcançar. Além de proporcionar a satisfação de concluir a tarefa, essa prática também ajuda a criar experiência e, em seguida, tentar novas técnicas.
O problema de ir para embarcações muito complexas no início é que você terá mais dificuldades e o resultado pode estar longe de ser esperado, causando frustração. Portanto, os primeiros desafios devem ser viáveis.
Além do nível de dificuldade, considere também o tempo necessário para terminar a peça. Ele prefere começar com as coisas mais rápido do que fazer, ser capaz de dar mais dinamismo nesta primeira fase e não correr o risco de perder a paciência.
Um projeto complexo que leva semanas para ser concluído também pode ser uma fonte de frustração, e não um incentivo, pois levará muito tempo para ver os resultados. Deixe os projetos por mais tempo quando tiver mais habilidades.
2. Aposte na reciclagem
Uma boa sugestão para seus primeiros trabalhos é olhar para o que você tem em casa e reciclá-lo: plásticos, garrafas pet, vidro, papelão, caixas de leite, filtros de café etc. Este tipo de matéria-prima é econômico. Se você estiver errado, não terá desperdiçado novos materiais.
Além da vantagem financeira e sustentável, é mais fácil transformar algo que você já tem em casa do que começar a produzir um item do zero. Existem maneiras muito fáceis de reutilizar objetos cortando, pintando, dando-lhes uma nova forma e uma aparência diferente.
A reciclagem simples é uma boa maneira de treinar suas habilidades manuais e desenvolver experiência para projetos mais difíceis no futuro. Agora vamos mostrar dois exemplos de artesanato fácil e sustentável para você fazer. Veja:
Itens processados com tinta spray
A tinta em aerossol é uma das mais fáceis de trabalhar: fornece cobertura uniforme simplesmente direcionando o jato a cerca de 20 centímetros da superfície do objeto.
Colete latas vazias, corte caixas de leite, potes de vidro, pinte com essa tinta e obtenha novos recipientes para guardar miudezas ou use-as como vasos de plantas.
3. Aprenda novas técnicas artesanais para iniciantes
Pesquise, estude e tente aprender técnicas para melhorar o seu artesanato. Existem várias maneiras de fazer isso. Se você tem um amigo ou parente que é artesão, peça que ele ensine algumas dicas e truques.
Outra saída é ler e assistir a tutoriais na Internet. Existem vários blogs e canais do YouTube de artesãos criativos e experientes. Eles compartilham seus conhecimentos, ensinam passo a passo e compartilham muitas informações sobre essas plataformas.
Tudo isso ajuda, mas a maneira mais completa e eficiente de aprender as técnicas é fazer cursos. Pesquise sua cidade se alguma instituição oferecer e aproveite a oportunidade.
Depois de absorver tanto conteúdo, experimente! A melhor maneira de aprender é fazendo, e a prática leva à perfeição.
4. Não tenha medo de mudar seu foco
As técnicas e opções são muitas, assim como os materiais, então tente várias delas. Se você escolheu um barco específico e ele não funciona, não abandone completamente o artesanato.
Tente outras opções, altere o material ou a maneira como você o faz. Uma pessoa que não consegue ter um bom desempenho no manuseio de papel pode ser excelente para pintar madeira e vice-versa. Não desista no início, encontre a atividade que mais lhe convém.
5. Faça investimentos moderados
O universo do artesanato é enorme e, no início, você ainda não sabe quais materiais você mais gosta ou que técnica você faz melhor. Por esse motivo e também para que seja possível experimentar diferentes tipos de artesanato, é recomendável que você não faça todo o investimento de uma só vez.
Compre os materiais pouco a pouco, de preferência apenas para a peça que será feita no momento. Dessa forma, você não perderá muito dinheiro se quiser mudar o tipo de técnica posteriormente.
Chegará o momento em que você descobrirá quais são seus artesanatos favoritos, aquele pelo qual você se diverte e lhe dará mais prazer em fazer. Quando isso acontece, é hora de investir em ferramentas completas e em muitos materiais.
Não se esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos para apoiar o nosso trabalho!
COMMENTS